HALL DA FAMA    MERCADO DA BOLA    JOGOS DO DIA    CARTEIRINHA VIRTUAL
Usuário:    |  Senha:  
 
    FILIADO
 
   
NOTÍCIAS

Data: 16/06/2020
Essa notícia foi lida 275 vezes

  

CONHEÇA O XFC: Futebol, inclusão e amizade são os pilares

Organizar o futebol entre amigos deveria ser algo simples e divertido assim como o jogo em si. Mas todo mundo que quem se propõe a reunir 14 pessoas para jogar em um dia de semana à noite sabe que é trabalhoso. Como qualquer grupo, os amigos da pelada são diferentes. Existem aqueles que confirmam e não faltam nunca. Também existem aqueles que desmarcam na última hora e os que nem avisam – simplesmente não vão.

Com as faltas, a pelada vai perdendo força e é daí que surgem as novas ideias e os novos desafios. "O time surgiu exatamente na intenção de não acabar a pelada, que após dois anos acontecendo religiosamente, perdeu adeptos. Com os poucos integrantes que sobraram, começamos a marcar amistosos. Vimos que estava dando certo e resolvemos fazer a equipe ingressar em competições", disse Pedro Geovandy de Araújo Nunes, presidente do XFC que disputa a Série B do Campeonato Potiguar de Futebol 7. 

"A equipe surgiu de uma pelada de amigos do ensino médio e acontecia todas as quintas-feiras, incluindo feriados e dia de Carnatal. Éramos a única pelada que tinha no dia, acontecesse o que fosse. Chamava-se Pelada Xurupitus. Após formação da equipe passamos a ser chamados de Xurupitus Felipe Camarão, ou XFC. Nossa primeira partida foi na Copa Zona Oeste e vencemos a equipe do Sporting por 4 a 2. Já pela LNF7, nossa primeira partida foi contra a equipe do Nacional e também vencemos, só que por 2 a 1" complementou Pedro.

Por mais que jogar e disputar títulos ao lado de amigos seja o mais divertido de todos, organizador de modo oficial uma equipe de Fut7 requer que as pessoas encarem o projeto com seriedade e comprometimento, responsabilidade que vão além da amizade.

"A nossa maior conquista é manter o projeto de pé e a amizade de todos. Sabemos que daqui a 10 anos o XFC continuará existindo por nossa característica inclusiva de atletas. Hoje, encaramos todas as competições de forma seria. Estamos amadurecendo para passar de equipe formadora de atletas do Fut7 à equipe que briga por títulos. Sabemos que mais cedo ou mais tarde alcançaremos esse posto", falou o presidente.

Diferentemente de várias equipes, no XFC todo jogador que procure uma camisa para vestir e um escudo para defender tem seu espaço. A inclusão é uma característica marcante da equipe que busca mais que simples sete jogadores para entrarem em quadra, buscam uma homogeneidade.

"Na nossa equipe todos os jogadores sem clube tem lugar. Damos oportunidade a todos sem exceção. Conseguimos fazer sempre uma equipe competitiva, mas nossa primeira exigência é o comprometimento do atleta com a equipe para que o projeto não se perca no meio do caminho. Seguindo essa característica e conseguimos praticar a inclusão também de alguns jovens que encontram na nossa equipe, uma família para o dia a dia e para a resenha", pontuou Pedro Geovandy.







LEIA TAMBÉM!

CONHEÇA A PORTUGUESA: Amigos, família e sangue parnamirinense
Equipe disputa a Série A do Campeonato Potiguar e busca vôos maiores no Futebol 7 do Estado
CONHEÇA O GRÊMIO NATAL: Abrigo e amizade, superação e muito futebol
O Grêmio Natal disputa a Série A do Campeonato Potiguar e conta com a força da união para conquistar os objetivos
CONHEÇA O NOVA UNIÃO: Da escola para a vida no Futebol 7 do Rio Grande do Norte
Representante de Parnamirim conquistou o acesso à Série B no primeiro ano de disputa
CONHEÇA O SEP: 20 anos de história, conquistas e inovações
A Sociedade Esportiva Pitimbu foi criada no ano 2000 e traz na bagagem títulos e projetos voltados para a equipe
CONHEÇA O INDEPENDENTE TIROL: Nascido em três dias e fortalecido com a boa e velha resenha
Histórias pra contar não faltam à equipe da Zona Leste de Natal, que disputa a elite do Campeonato Potiguar

CRAQUE DA RODADA

()

Equipe:



RANKING


PARCEIROS


Copyright© 2020 LIGA NORTE-RIO-GRANDENSE DE FUTEBOL 7.